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Mindfulness é a habilidade de se colocar no agora, a realidade como ela se apresenta. Nas práticas informais, presta-se atenção plena em todas as atividades do dia a dia, ou seja: deslocamentos, conversas, alimentação, cozinhando, lavando louça, esperando qualquer coisa, e tudo mais no cotidiano.

Manter a atenção e a presença naquilo que você está fazendo é ͞atenção plena͟ e pode-se praticar está habilidade a todo o instante, com a consciência em todas as atividades. Uma das mais saudáveis atividades de mindfulness é prestar atenção no ato de se alimentar, com isso se conquista muitos benefícios à saúde. Outra prática muito comum é colocar a atenção nas pessoas com a qual se interage. Com esse trabalho de mindfulness pode-se melhorar as relações humanas e seu desempenho perante a vida.

As práticas formais de mindfulness são as técnicas de meditação propriamente ditas. Elas potencializam a capacidade de gerenciar a atenção e estar presente.
Para a maioria dos ocidentais, a posição mais confortável é sentar-se em uma cadeira com os pés firmes no chão, os joelhos na altura da bacia e as costas impecavelmente eretas. A postura de lótus com as pernas cruzadas e sentado no chão é a mais indicada para as pessoas que conseguem permanecer confortáveis nessa posição. Nesta prática formal a pessoa concentra toda sua atenção em um único ponto para poder estabilizar as ondas mentais.

O ponto de concentração pode ser de várias formas, ou seja: prestar atenção em um som qualquer que seja contínuo ou cadenciado; prestar atenção em alguma imagem com os olhos abertos; prestar atenção em uma imagem mental, etc. portanto quem pratica mindfulness informal durante seu período de vigília, terá maior rendimento em conquistar o estado de meditação que é considerado o treinamento de mindfulness formal.

Tudo é uma questão de treinamento e nesse caso estamos treinando os músculos da atenção para conseguir uma mente forte e saudável que desempenhe melhor as tarefas do cotidiano.

Para conquistar qualidade do sono e facilidade em adormecer é fundamental descontrair toda a musculatura do corpo e deixar os problemas de lado, aprender a abstrair. As preocupações e problemas que ocorreram durante o dia e que terão uma sequência no outro dia, trazem as pré-ocupações, a ansiedade e a insônia. Nesses casos existe a alternativa de incluir técnicas de relaxamento e práticas de meditação deitado. Essa modalidade de mindfulness permite à pessoa se concentrar e alcançar uma mente serena. Esse treinamento traz um estado interno de calma, como consequência a qualidade do sono e a facilidade em adormecer.

Algumas dicas: Duas horas antes de dormir evite atividades que estimulem sua mente. Relaxe!! Ao se deitar preste atenção na respiração e na descontração muscular.

Posicione-se!! Ao final do dia faça práticas que te levem ao relaxamento físico e mental. Medite!! Desligue o botão mental para que o barulho interno diminua permitindo assim uma noite de sono reparador, desta forma o cérebro e o corpo conseguirão repor e regenerar os seus processos internos regulando seu relógio biológico, trazendo saúde, vitalidade e bem-estar para o seu dia.

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