n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0; t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0]; s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,'script', 'https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js'); fbq('init', '238905406756973'); fbq('track', 'PageView');

Para ajudar você a obter o máximo benefício na hora de dormir é necessário que seja feita uma mudança relacionada aos hábitos e fatores ambientais que prejudicam o sono. 
Higiene do sono é a arte de dormir com qualidade, buscando através de certas atitudes o sono reparador que proporciona equilíbrio físico, mental e emocional. 

Por ser uma condição biológica, o sono deve ter uma qualidade que atue favoravelmente em todo o organismo, pois foi comprovado cientificamente que o sono não é apenas desligar o cérebro, mas uma atividade cíclica e complexa que se reflete em profundas repercussões sobre o funcionamento da mente e do corpo. 

O sono também é um exercício na vida, assim como exercitar o corpo e praticar outras atividades, portanto exige uma preparação com a mente livre de preocupações, um ambiente agradável e principalmente saudável. 

O dormir bem representa sono tranquilo, sem sobressaltos ou interrupções, por tempo razoável estimado em oito horas em média por noite. Embora existam pessoas que se contentem com seis horas, essa marca varia muito conforme a fisiologia de cada um, chegando até dez horas por noite. Mas o que importa é que, independentemente da quantidade, este tempo deve ser de qualidade. 

Na infância e na adolescência o sono é natural e tranquilo, mas a partir dos trinta e cinco anos o sono vai se tornando frágil, necessitando de mais cuidados, já na idade idosa as pessoas ou dormem demais ou tem muita dificuldade para dormir. 

Em 1977, o pesquisador norte-americano Peter Hauri criou a ͞Higiene do Sono͟ para auxiliar as pessoas que sofrem de insônia, mas que não desejavam utilizar os medicamentos tradicionais que interferem drasticamente em suas vidas criando uma dependência. 

Esse método se demonstrou tão eficaz que ainda hoje é prescrito com frequência como complemento ao tratamento da insônia. 

Para se praticar a Higiene do Sono, buscando o máximo benefício nas horas de dormir, deve-se observar certas atitudes simples, substituindo os maus hábitos por outros mais convenientes tais como: 

– Procurar adotar um horário certo para deitar e levantar; 

– Evitar permanecer por períodos longos na cama, se não conseguir dormir no prazo de quinze a vinte minutos, levantar-se para caminhar um pouco e depois retornar; 

– Preferir ir para a cama quando já estiver com sono; 

– Evitar consumir, duas horas antes de deitar, tabaco, álcool e tudo que contenha cafeína; 

– Evitar exercícios estimulantes próximos à hora de dormir; 

– Evitar assistir programas excitantes ou emocionalmente perturbadores antes da hora de deitar; 

– Tirar a televisão do quarto, evitar ler, estudar ou fazer refeições na cama;

– Adquirir como um investimento, visando uma qualidade de sono reparador, um ótimo colchão, travesseiros adequados ao bom alinhamento do seu pescoço, cobertores adequados ao conforto; 

– Adequar seu quarto para que, seja arejado, seja organizado, tenha uma iluminação adequada, possua uma temperatura agradável e seja convidativo ao sono; 

– Evitar atividades de alto nível de concentração antes de dormir; 

– Limpar a mente de problemas, planejamentos, lembranças ou qualquer atividade mental. Ter consciência que no outro dia você retoma, não converse com o travesseiro ele serve apenas para confortar sua cabeça;

– Se tiver o hábito do cochilo à tarde, evite fazê-lo por mais de 40 minutos; 

– Criar comportamentos habituais antes de dormir tais como: escovar os dentes, tomar um banho gostoso, ler um livro no sofá ou poltrona, separar a roupa que usará no dia seguinte, e outras coisas agradáveis ao seu ver; 

– Evitar ir para a cama com fome, porém dê preferência a um chá de ervas, um leite quente, algo frugal. Evite refeições pesadas, picantes ou adocicadas, para que seu organismo também descanse enquanto sua mente relaxa. 

– Evitar eletrônicos na cama como, tablets, celulares etc. A cama é um refúgio para descansar e fazer amor, apenas isso. 

Ao seguir essas regras básicas do bem dormir, você já estará em um caminho que o conduzirá a uma qualidade se sono reparador, restabelecendo a harmonia e o equilíbrio em seu cotidiano. 

E saiba que apenas alcançará sucesso se utilizar as técnicas com disciplina e constância, porque o cérebro humano necessita de um período para se adaptar às novas regras de comportamento.

PARTICIPE DO NOSSO WEBINÁRIO GRATUITO E SAIBA COMO ALCANÇAR O SONO REPARADOR ATRAVÉS DE MUDANÇAS DE HABITO

Deixe uma resposta