n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0; t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0]; s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,'script', 'https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js'); fbq('init', '238905406756973'); fbq('track', 'PageView');

Ciclo Circadiano é o sistema que ajusta o relógio biológico de quase todos os seres vivos do planeta e representa o período de um dia, ou seja, vinte e quatro horas. É influenciado pela variação de luz, temperatura, marés e ventos entre os dias e as noites.

O cérebro é capaz de regular tanto os ritmos materiais como também os psicológicos, como se fosse um marca-passo e influencia na vigília, digestão, temperatura do corpo e renovação celular.

Por muito tempo acreditou-se que as pessoas dormiam por conta dos hábitos, porém muitas pesquisas mostraram que se trata de uma questão genética, pois algumas pessoas têm mais disposição no período da manhã e outras à tarde ou à noite.

No período do horário de verão, algumas pessoas sentem um desconforto muito grande neste ajuste biológico. Pessoas que trabalham em períodos noturnos ou horário disturbado passam por essa experiência de desregulação no relógio biológico.

Alterações no ritmo circadiano podem provocar graves distúrbios no sono e esse é um tema tão importante que levou pesquisadores a ganhar o Prêmio Nobel em 2017.

Você pode manter o ritmo circadiano regulado, seguindo algumas dicas: ter um programa consistente de sono com rotina, usando iluminação quente (lâmpadas amarelas) em ambientes como a sala de estar e o quarto e ir diminuindo a quantidade de luz conforme vai chegando o horário de se deitar, pois a luz está diretamente ligada ao ciclo circadiano e nosso ritmo biológico.

Nessa rotina, é importante incluir uma caminhada matutina ou levantar as cortinas e deixar a luz da manhã penetrar a sua casa. Nos ambientes que exigem atenção, como escritório, cozinha e lavanderia, utilize iluminação fria.

Mantendo a consciência da iluminação que te cerca ao longo do seu dia, você manterá o seu relógio biológico regulado, melhorando o sono e os níveis de cortisol, hormônio promotor da vigília em seu organismo.

PARTICIPE DO NOSSO WEBINÁRIO GRATUITO E SAIBA COMO ALCANÇAR O SONO REPARADOR ATRAVÉS DE MUDANÇAS DE HABITO

Deixe uma resposta